Sobre nós

Suleado por abordagens pós-estruturalistas do sexual, o Laboratório de Estudos sobre a Sexualidade Humana – LabEshu, foi fundado em 2006, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, reúne professores-pesquisadores, estudantes, profissionais, ativistas e outras pessoas interessadas no campo de estudo das sexualidades e do gênero.

Ancorado numa perspectiva contra-colonial, que dá relevo a marcadores de orientação sexual, sexo-gênero, mas também aos de raça, classe social, religião e outros pertencimentos, o grupo se propõe a contribuir para a construção de respostas a agravos referidos ao sexual, bem como para a conceitualização de categorias importantes nesta empreitada, em constantes disputas por significação, local e internacionalmente: Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Justiça Erótica.

Para alcançar seu objetivo, o LabEshu realiza: investigações científicas; produção de monografias, dissertações e teses; seminários e oficinas; cursos, capacitações e grupos de estudos; assessorias a instituições públicas e privadas; publicações em revistas científicas, capítulos de livros e livros, com destaque para a série "Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos".

Linhas de pesquisa

Gênero, sexualidades, teorias feministas e artes Investiga, a partir de teorias feministas pós-estruturalistas e decoloniais, fenômenos relacionados a gênero, sexualidades e artes.

Elaboração e avaliação de metodologias em educação em saúde sexual
Investiga e/ou avalia paradigmas, modelos, programas e/ou projetos de intervenção, com enfoques em processos coletivos, grupais e/ou individuais, na perspectiva de construir tecnologias baseadas em evidências científicas.

Homossexualidades e fases da vida
Investiga as construções sociais sobre as homossexualidades, com ênfase nos processos de estigmatização e seus impactos para saúde e cidadania, considerando as diferentes fases do curso de vida.

Sexualidade, Gênero, Relações Raciais e suas interfaces com a Clínica Psicanalítica Contemporânea
Realiza uma reflexão interdisciplinar (Psicanálise, Estudos Pós- Estruturais e Decoloniais) que problematiza os sistemas normativos de sexo-gênero e suas implicações na produção das sexualidades e subjetividades tidas como não-normativas, com o intuito de contribuir para uma revisão e atualização da Clínica Psicanalítica Contemporânea. Além disso, analisa os desafios para implementação de uma Clínica Psicanalítica Antirracista, considerando o racismo que estrutura nossa sociedade e atravessa o arcabouço teórico-ético-político da Psicanálise, bem como as especificidades impostas pelas marcas das violências no processo de subjetivação negra.

Políticas Públicas de Saúde relacionadas às pessoas LGBTQIA+
Aprofunda o conhecimento sobre o acesso e o processo de cuidado integral à saúde de pessoas LGBTQIA+, buscando contribuir para a proposição de políticas públicas de saúde no Brasil, oferecendo subsídios para suas avaliações, revisões, implementações e formações/capacitações de profissionais.